top of page

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é um campo de conhecimento e de intervenção em saúde, educação e na esfera social, reunindo tecnologias orientadas para a emancipação e autonomia de pessoas que, por razões ligadas à problemática específica, físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e, ou, sociais apresentam temporariamente ou definitivamente dificuldade da inserção e participação na vida social.

0742.jpg

A Terapia Ocupacional na Infância é um campo especializado que visa promover o desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial das crianças.

Capacitando-as a se tornarem indivíduos independentes e confiantes desenvolvendo essas habilidades essenciais, de coordenação motora, habilidades de autocuidado, concentração e interação social.

Imagine a Terapia Ocupacional Infantil como um jardineiro habilidoso, cuidadosamente cultivando as sementes do desenvolvimento em solo fértil. Cada sessão é uma oportunidade de crescimento, onde as crianças aprendem a superar obstáculos, aprimorar suas habilidades e florescer de acordo com as fases.

Além de promover habilidades físicas, a Terapia Ocupacional Infantil também trabalha para fortalecer as funções cognitivas, como a resolução de problemas e o raciocínio. Entendo que a principal ocupação da criança e sua motivação intrínseca, é a linguagem lúdica, portanto, nos atendimento é promovida diversas vivências e desafios que possibilitem que a criança alcance habilidades e funções que viabilizem seu desempenho ocupacional. 

A Terapia Ocupacional ajuda em:

- Atrasos no Desenvolvimento Motor: Atua na habilitação e reabilitação de crianças que enfrentam atrasos no desenvolvimento das aquisições do marcos motores esperados para cada fase como: engatinhar, andar, correr e manipular objetos.

- Dificuldades de Aprendizado: Auxilia crianças com dificuldades de aprendizado, trabalhando na promoção de habilidades cognitivas, como concentração, memória e resolução de problemas, desenvolvimento e aprimoramnto da coordenação motora fina com foco nas habilidades de escrita. 

- Transtorno do Espectro Autista (TEA): Oferece suporte para crianças com TEA, ajudando a desenvolver as habilidades de coordenação motora global, desordens do processamento sensorial (modulação, discriminação e práxis), nos quadros de seletividade alimentar e na autonomia e independência nas AVD’s (atividades de vida diária) como, alimentação, autocuidado, sono e participação social.

- Disfunções do Processamento Sensorial: Ajuda crianças com dificuldades  sensoriais (táteis, auditivas, visuais, gustativas, olfativas e relacionadas ao movimento e equilíbrio) a lidar com estímulos do ambiente, desenvolvendo a regulação sensorial e a adaptabilidade.

- Dificuldades de Coordenação motora global e fina: Trabalha com crianças que têm dificuldades em coordenar movimentos finos e grossos, como escrever, cortar ou amarrar cadarços.

- Integração Social: Promove a interação social e habilidades de brincadeira, auxiliando as crianças a desenvolverem relacionamentos saudáveis com seus pares.

- Deficiências Físicas e Cognitivas: Oferece apoio para crianças com deficiências físicas ou cognitivas, adaptando ambientes e criando estratégias para facilitar sua participação ativa.

Na Clínica Vitta Equilibrium, vemos cada criança como uma história de crescimento única. Nosso objetivo é fornecer um ambiente seguro e positivo, onde as crianças possam explorar, aprender e conquistar. Se você está buscando apoio agende uma consulta e dê o primeiro passo para cultivar o potencial único de sua criança!

© 2025 por Vitta Equilibrium.

bottom of page